Bem Vindos

Olá Alunos de Pedagogia 5ºsemestre UNISA este blog foi criado para organizar os textos e atividades desenvolvidas em sala de aula, aproveitem



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Trabalho - Sentidos Paladar







Série: 
2º ano do Ensino Fundamental I

Duração: 
45 minutos

Disciplina: Ciências

Conteúdo:
Os sentidos: o paladar

Objetivo geral:
Propiciar aprendizagem inicial de conteúdos, saberes e princípios básicos de diferentes domínios do conhecimento humano, considerando que conteúdo escolar corresponde a informações e conceitos.

Objetivo específico:
Experimentar sentido do paladar; reconhecer diferentes sabores; explorar as quatro zonas de sensibilidade da língua.

Materiais:
Alimentos variados com sabor doce, salgado, azedo e amargo e pazinhas de sorvete.

Estratégias/ Procedimentos:
Vendar os olhos de alguns alunos voluntários e pedir que identifiquem qual é o alimento que estão experimentando. Exploração das quatro zonas de sensibilidade da língua, questionando como os alunos conseguiram perceber o sabor e quais sistemas foram usados nesta identificação.



Avaliação:

A avaliação será na participação, no envolvimento e na socialização entre as crianças.

Metodologia científica: Os receptores de paladar estão localizados na língua, agrupados em pequenas saliências chamadas papilas gustativas (cerca de 10.000), visíveis com lente de aumento. Existem quatro tipos de receptores gustativos, capazes de reconhecer os quatro sabores básicos: doce, azedo, salgado e amargo. Esses receptores estão localizados em diferentes regiões da língua.




O sabor dos alimentos não é produzido apenas pela estimulação das células gustativas, mas também pelas células olfativas. É por isso que quando o sentido do olfato é prejudicado por um forte resfriado, por exemplo, a percepção do paladar diminui.

revistaescola.abril.com.br/.../uma-viagem-atraves-dos-sentidos-426253.shtml -

Nenhum comentário:

Postar um comentário