Bem Vindos

Olá Alunos de Pedagogia 5ºsemestre UNISA este blog foi criado para organizar os textos e atividades desenvolvidas em sala de aula, aproveitem



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Terrário - Observando o ciclo da água





Componentes do grupo: Célia Regina, Genoveva Alves, Márcia Pontes e Michele Castanheira









Projeto para o Ensino Fundamental I


Tema: "Observando o ciclo da água"

Faixa etária
6 a 10 anos

Conteúdo
Natureza e sociedade

Objetivos
Explorar desde as primeiras séries os cincos passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. Promovendo o conhecimento sócio cultural e natural, incentivando a curiosidade, o interesse no aprendizado, a troca de informações, através de experiências.

Objetivo específico
Observar a ocorrência do ciclo da água no terrário, na natureza e sua importância para a manutenção da vida.

Conteúdos
- Terrário
- Procedimentos de pesquisa, observação, registro e alfabetização científica
- Ciclo da água - evaporação - condensação

Tempo estimado
Dois meses

Materiais necessários
• 1 garrafa pet de 5 litros com tampa
• 1 vareta de pipa com algodão e plástico na ponta para afofar a terra

O solo
• 2 xícaras de pedras
• 4 xícaras de terra adubada

Os vegetais
• 1 ou 2 mudas pequenas de plantas resistentes à falta de água, como suculentas ou grama de jardim

Molhar o terrário com água de modo que as plantas fiquem bem umedecidas.

Desenvolvimento
1ª etapa
Reúna todos numa sala para aprenderam que o planeta Terra é formado por água, terra e ar, estimulando a discussão sobre por que e como o planeta surgiu para aprofundar o conceito. Após a discussão, faça questionamentos do tipo: "para onde vai a água que entra no solo? Onde ela reaparece? E quando ela evapora, para onde vai?", levando os alunos a pensarem o ciclo da água na natureza e a nossa dependência desse ciclo para o abastecimento de água.

2ª etapa
Apresentação do material que será utilizado na experiência científica (construção de um terrário) para incentivar a curiosidade e o interesse sobre o tema, visando realizar trocas de informações diversificadas que possibilite a observação, a exploração e a pesquisa. Solicite que os alunos façam registros das possibilidades e curiosidades.

3ª etapa
Realização do experimento: No aquário de vidro(ou garrafa pet cortada ao meio) coloque várias camadas de solo, pedrisco de jardim, areia, terra e terra adubada. Afofe a terra, plante as mudas e coloque em volta delas o musgo. Regue com a água e junte as duas partes da garrafa pet, lacrando-as com fita adesiva. Deixe a garrafa próximo à uma janela, onde possa receber a luz do sol. Levante questões como: "E no terrário, se ele está fechado, para onde vai a água?..." Com base nas questões levantadas, aos alunos deverão elaborar hipóteses e registrá-las no caderno.

4ª etapa
Discussão das hipóteses levantadas peos alunos. Questione se as plantas sobreviverão. Se sim, por quê? Há necessidade de regá-las? Peça-lhes que observem o terrário várias vezes durante a semana em diferentes horários, até que eles percebam a presença de água dentro dele, em diferentes locais. A água poderá estar visível no fundo do recipiente, sobre as plantas, na tampa do recipiente e/ou laterais. o professor poderá discutir com os alunos como a água apareceu nesses locais.

5ª etapa
Escolham uma planta grande do jardim da escola e amarrem um saco transparente num de seus galhos.Verifiquem o que ocorre. Discuta com as crianças qual é a melhor forma de representar o esquema do ciclo da água e representem-no.




6ª etapa
Peça que os alunos escrevam um texto explicando como eles descobriram o que acontece com a água dentro do terrário. Peça que descrevam o caminho de uma gotinha dentro do terrário, passando pelo solo, pela planta e voltando ao solo. Complete o registro com um desenho do terrário.

7ª etapa
Promova uma discussão coletiva sobre as conclusões tiradas do experimento realizado.

Avaliação
Esta deverá ser feita de acordo com o empenho e participação dos alunos em cada uma das etapas, considerando seus registros e compreensão do tema abordado no experimento.

2 comentários: