Bem Vindos

Olá Alunos de Pedagogia 5ºsemestre UNISA este blog foi criado para organizar os textos e atividades desenvolvidas em sala de aula, aproveitem



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Plantando uma planta




Grupo: Ane Caroline, Juliana, Nathália, Maria Cristina

Antes de desenvolver está aula, é necessário que tenha ocorrido algumas aulas anteriormente, em uma aula explicar os tipos de planta, em outra aula mostrar as partes da planta e então aplicar a aula abaixo.

PLANO DE AULA

ANO: Jardim II.

DISCIPLINA: Ciências (Natureza e Sociedade).

CONTEÚDO: Plantar.

MATERIAL: Erva cidreira, garrafa pet, terra e folha de erva cidreira para plantar.

TEMPO: 1 hora.

OBJETIVO GERAL: Compreender o mundo natural, resignificar suas hipóteses e se apropriar do conhecimento científico.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Contato com as plantas.

PROCEDIMENTO: Mostrar a erva cidreira, deixar que cheguem perto e manuseiem. Com a garrafa pet fazer um vaso, colocar terra e plantar a folha da erva, terminar explicando dos cuidados que devem ter com ela para que não morra.

AVALIAÇÃO: Observar como foi o envolvimento das crianças e quais foram as principais facilidades e dificuldades que elas tiveram.

Após esta aula, é necessário que haja uma continuação, regar a planta todo dia, cuidar da planta adequadamente, depois da planta crescer as crianças podem levar para casa o vaso, e pode ser feito um chá com a planta também, para mostrar que algumas plantas podem ser boas para nós.


Explicação científica: A erva cidreira se reproduz tanto por semente quanto por estaca ou estaquia, neste caso foi feito a estaquia, aonde se cortam os ramos dessas plantas, enterra-se no solo e a estaca enterrada ganha raízes e começa a desenvolver-se em uma nova planta. Isto só é possível por causa da gema, que é uma região composta por células que ainda não se diferenciaram e que, através de estímulos hormonais, formam as estruturas vegetativas e reprodutivas das plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário