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Olá Alunos de Pedagogia 5ºsemestre UNISA este blog foi criado para organizar os textos e atividades desenvolvidas em sala de aula, aproveitem



domingo, 21 de novembro de 2010

Plano de Aula - Ação Bacteriana/Conservação dos alimentos














Plano de Aula - Conservação de alimentos -

METODOLOGIA DE CIÊNCIAS

Série: 5º ano

Disciplina: Ciências Naturais

Conteúdo: Ação bacteriana – conservação dos alimentos

Duração: 4 aulas de 50 minutos

OBJETIVOS GERAIS

Desenvolver capacidades de investigar e formular hipóteses por meio de observação e registros através da curiosidade, compreendendo e valorizando hábitos saudaveis e o uso adequado de materiais, evitando riscos a saúde.

OBJETIVOS

Reconhecer técnicas de conservação de alimentos como: resfriamento e adição de substância, sal, conservantes e ácidos .

Reconhecer sinais de transformações como: bolores, colônias de bactérias e gases, que ocorrem com a deterioração de alimentos ou de suas embalagens quando não são conservantes.

PROCEDIMENTOS

Levantamento de hipóteses

1 - Elaborar experimento deixando uma banana ou maçã cortada em 3 lotes: um em contato com ar, outro em vidro( sucata) fechado e o último regado com suco de laranja, limão ou vinagre, que são substancias químicas acidas . Antes do experimento registrar as hipóteses sobre o que pode acontecer e os resultados observados depois de uma ou duas horas.

2 – Pesquisar a função das ações das bactérias nos alimentos, as embalagens estufadas, por exemplo, que são jogadas no supermercado entrevistando os funcionários

RECURSOS

1 banana ou maçâ

1 vidro com tampa

Suco de laranja, limão ou vinagre

Cadernos de registros

1 lata de conserva para a leitura do rótulo

Papel pardo ou cartolina


PRODUTO FINAL

Elaborar um cartaz com as informações pesquisadas e fixar no mural da sala de aula.

AVALIAÇÃO

Participação

Comentários

Interesse

Registros e Conclusões

BIBLIOGRAFIA

Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo I/Secretaria Municipal de Educação - São Paulo:SME/DOT, 2007.


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